Cidadão do mundo!

Publicado: 30 de outubro de 2010 por Leandro Possadagua em Uncategorized

Davi Luiz Silva*

Sai de Pernambuco fugindo da fome! Mas de uma fome existencial, de um anseio de viver coisas que até então eram inimagináveis. Oportunidade era coisa rara, não queria mais do mesmo! Aprendi com Frei Betto que a vida é o que acontece conosco enquanto fazemos planos e sonhamos acordados. Decidi desbravar o mundo e ver além de meu próprio umbigo. Decidi encarar o mar da vida.

Temeroso, cheguei a São Paulo… Aportei o barco da vida, pra mais a diante seguir viagem. Perdi o medo de altura, dei asas a minha existência! Evidente que o sofrimento me acompanhou, mas sou grato à ele; sem seus ensinamentos eu não seria quem sou hoje. Conheci a fascinante arte do teatro. Através de meu envolvimento com ele, realizei re/leituras da vida. Com Bertold Brecht vi que “apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la!”. Em suma, fui infectado pelo vírus do teatro, doença da qual padeço até hoje.

Anos depois decidi morar fora do país. Fui pra Espanha, terra de Cortez e Miguel de Cervantes. Como um Dom Quixote combati moinhos de vento, combati sobretudo, minha própria auto-suficiência. Com dores, descobri que em nossa fragilidade, podemos ser úteis àqueles que sofrem e que ser cidadão do mundo não significa não ter raízes, pelo contrário… afinal, todao o planeta é uma mesma coisa, um grande punhado de terras!

Cinco anos se passaram na Espanha, recebi um papel que dizia: “Agora, tú és cidadão europeu!”. Grande coisa! Não seria tolo de pensar que isto significaria minha aceitação como latino americano que sou. Quando me perguntam de onde sou, respondo sem titubear: “Meu país de origem é o Brasil, mas sou um cidadão do mundo… um ser cosmopolitano!”. Fico com a lição de que a vida não pode ser medida em intensidade, e com a certeza de que experiências não se explicam, se vivem!

*Dom Quixote que combate as incertezas da vida! Aventureiro da existência humana, um cidadão do mundo.

Deixe um comentário

