Justiça medíocre

Publicado: 20 de abril de 2011 por Leandro Possadagua em Uncategorized

Juliana Mendonça de Farias*

Penso que ler as vezes não é bom. Entender o que estar sendo lido, pior ainda. Li há uns dias que a “ilustre” justiça nacional decidiu que os moradores de rua podem, enfim, abrirem poupança na Caixa, e os justiceiros fazem questão de enfatizar que não precisa de comprovante de residência para abrir a conta. Hilário demais, muita mediocridade para um país só.

Não sei ainda se posso acreditar em alguma melhora do Brasil, fico indignada todos os dias com um escândalo novo. Os pobres mendigos nem se quer saberão desta notícia e nem estão preocupados em abrir conta. Tenho certeza que neste exato momento, o único interesse destes é achar um papelão mais confortável para descansarem debaixo de uma ponte mal feita, sem serem atormentados pelos vadios da noite. Até de míseras esmolas querem retirar impostos, só pode.

O fato é que, com uma constituição “furada” como a brasileira, onde não há leis para os pobres, fica fácil inventar uma asneira dessas para convencer o povo de que estamos acabando com a desigualdade social. Na verdade, o que se acabou há muito tempo foi a falta de humanismo. Ninguém se importa com os marginalizados da sociedade, quando lembram, é para causar apenas um impacto positivo na mídia ou quando dizem ser tocados pela falsa crença religiosa em época de natal, nada mais.

Depois do que tenho lido nos últimos tempos, confesso que nada irá me surpreender, a não ser aquelas belas frases encontradas em livros ímpares, cujo conteúdo por não ser lido ou seguido, vemos atos ridículos no mundo. Aqui está uma que procuro ser a cada dia: ‎”A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém. ” Pois é Paulo Freire, pura verdade, é uma pena que muitos ignoram isto.

*Acadêmica do curso de Farmácia e Bioquímica na Universidade Nove de Julho/UNINOVE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s