Um domingo chuvoso e triste em São Paulo

Publicado: 2 de maio de 2011 por Leandro Possadagua em Uncategorized

Hoje o domingo acordou mais triste em São Paulo, a chuva castigou a cidade desde o início da manhã. Talvez, esta tristeza seja bem representativa da saudade que sentimos, pois hoje faz dezessete anos que não temos mais “nosso” GÊNIO do asfalto, Ayrton Senna! Difícilmente haja um brasileiro que não se emocione ao lembrar este dia, dificilmente as lágrimas não rolem… Este sentimento deve-se ao fato de que além de ser um excelente piloto, Senna foi um ser humano maravilhoso. Seu exemplo inspira, não só minha vida, mas a vida de milhões de brasileiros que se identificam com sua superação. Aliás, quem já conseguiu terminar uma corrida com o câmbio travado na sexta marcha? Quem conseguiu pilotar na chuva como quem dirige num domingo ensolarado com a família? Por estes e outros motivos, Ayrton Senna parava o país quando corria, seja nos domingos de manhã ou nas madrugadas em que ocorriam as corridas no Japão.

Este ano foi lançado no Brasil o documentário “Senna: o brasileiro, o herói, o campeão”, filme brilhante que mostra detalhes poucas vezes visto pelo público brasileiro. Além da feroz disputa entre Senna e Proust, o documentário mostra fatos ocorridos nos bastidores da Federação Internacional de Automobilismo/FIA. Como era menino, não sabia do boicote e preconceito que Senna sofreu. Na verdade, ele foi roubado no campeonato de 1989, claramente prejudicado pelo então dirigente da FIA, Jean Marie Ballestre. Pra quem assistiu o documentário, ficou clara a preferência de Ballestre pelo seu compatriota Alain Proust na tomada de decisão do campeonato deste ano, evidentemente a culpa do acidente recaiu sobre as costas do brasileiro. Outro aspecto que chama atenção no documentário é a relação de Ayrton com a fé, relação que é mostrada com muita propriedade pelos diretores do documentário. Senna era um cristão convicto, porém, não se juntava aos fariseus da fé cristã de nossos dias, nem poderia fazer isso, porque o cristianismo genuíno transforma sem deformar.

Hoje, luto para não regressar ao fatídico dia 1º de Maio de 1994, tamanha a dor sentida. Aquele dia fez o mundo mais triste, fez os brasileiros entrarem em luto oficial. Prefiro, portanto, a lembrança das vitórias de Senna, dos momentos em que a bandeira do Brasil tremulava no cock pit do piloto. O patriotismo aliado ao seu bom caráter fez de Senna o maior ídolo do esporte mundial naquele período. Segundo a revista inglesa Autosport, que ouviu 271 ex-pilotos, Ayrton Senna foi considerado o maior piloto da história do esporte. O próprio Nicki Lauda afirmou que “Senna foi o maior piloto que já existiu!”. Pra quem não o viu pilotar, vale a pena assistir o documentário, lá existem pequenos trechos de corridas emocionantes. Mas, preparem-se para as lágrimas, porque o documentário tem uma alta dose de emoções em seu bojo.

Por fim, fico com a lembrança do exemplo de Senna, com sua superação demonstrada em toda a vida. Fico com sua maneira simples e doce de ser. Fico com a lembrança de sua bondade, que o fez em certa corrida, sair do carro para ajudar no socorro de um piloto. Mas também, fico com seu exemplo de garra e anseio por vitórias. Fico com sua determinação em terminar a prova somente com a 6ª marcha e com fortes dores por todo o corpo. Fico também com a lembrança de sua ira em ter sido prejudicado no campeonato de 1989 e sua decisão de que no ano seguinte seria do seu jeito, mesmo que pra isso, tivesse que tirar seu concorrente da pista. Infelizmente, fico com saudade de acordar aos domingos e, com milhões de brasileiros, ver a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio. Com a saudade de ver um atleta brasileiro mostrando ao mundo que o Brasil tem muito mais do que desgraças para anunciar. Neste domingo, sinto saudade de alguém que sequer conheci pessoalmente, mas que seu exemplo continua vivo em minhas lembranças!

*Pseudo-historiador. Acadêmico do curso de história na Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e estagiário do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – MAE/USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s