O conflituoso descontentamento do Ser Humano

Publicado: 1 de julho de 2011 por Leandro Possadagua em Uncategorized

Dias atrás me mostrava inquieta, triste e com um descontentamento compulsivo. Não me pergunte o motivo, eu também não sei. Talvez fosse um mero desejo de ter algo mais (isto porque nada me faltava, como também; não acrescentava.). É estranho e repugnante o nosso descontentamento, nada está bom, mesmo tudo estando nos eixos. Uma contradição pra lá de uma antítese.

O fato é que somos seres conflituosos. Os primeiros humanos (para quem acredita), mesmo tendo um jardim inteiro, com todos os frutos, flores e sei lá o que mais, almejavam justamente o fruto pela qual seu criador impusera limite. Haveria explicação para isso? Adão e Eva, mesmo com sua simplicidade e inocência, nada disso tirou a natureza ambiciosa e conflituosa da espécie. Posso arriscar em dizer que esse é um dos grandes problemas da humanidade. A ambição nos leva a um descontentamento, fazendo-nos viver em permanente conflito.

Me arrependo profundamente de descontentamentos passados, pois hoje eles seriam motivos para eu rir. Queria que as horas voltassem e por fim, agradeceria pelo momento que outrora me encontrava descontente, (outro descontentamento). Mas isso infelizmente não vai acontecer. No entanto, contraponho afirmando que me alegro muito (outra contradição), porque consegui, enfim, dar valor as coisas que antes me pareciam mínimas, aprendendo a desfazer da natureza conflituosa e descontente que me cerca. Agora entendo o sentimento de Camões quando expôs em palavras, mas retificaria dizendo que a vida é um contentamento descontente e não o amor.

Juliana Mendonça de Farias

Deixe um comentário

